RECEITA DE BOLO

PARA MESTRANDOS & DOUTORANDOS

NOTA INTRODUTÓRIA
Os modelos acadêmicos de produção de pesquisa, e seus respectivos relatórios (dissertações e teses), são iguais ou semelhantes na maioria das universidades em todo o mundo, pois seguem uma norma reconhecida e validada por todos. Por esta razão, as informações contidas nesta página, ainda que suscintas, serão úteis a alunos e pesquisadores, bem como aos orientadores de trabalhos de graduação e pós-graduação, que aqui encontram, como espero, uma fonte de apoio simples mas exata.

DISSERTAÇÃO
Proposta (parte I)
Capítulo 1
  • Introdução
  • Justificativa
  • Objetivos

(e Metodologia, se a mesma for algo muito simples)

Parte da Proposta de Dissertação (ou Projeto de Pesquisa ou de Qualificação, como queiram chamá-lo) O QUÊ é esta dissertação e POR QUÊ é válida, original, importante, etc.?
Capítulo 2 TODA a Revisão da Literatura a respeito do tema (Revisão Bibliográfica) c/ seus sub-capítulos etc... É, geralmente, a parte mais extensa. idem Quais os temas que tem a ver com este assunto e qual a opinião de outros pesquisadores sobre eles?
Capítulo 3 Metodologia (Materiais e Métodos), caso seja algo mais do que uma simples revisão bibliográfica. Ex. Análise de Conteúdo, Estudo de Caso, Grounded Theory, Análise Estatística, Entrevistas, etc. idem COMO será feita a pesquisa?

Os 3 capítulos iniciais são apresentados à banca de Qualificação que examina e decide se o tema é válido, se a revisão bibliográfica está completa e se a metodologia se adequa à tarefa proposta (junto c/ o sumário, bibliografia estritamente dentro das normas da ABNT e eventuais anexos)

+ info sobre isto.

Defesa final (parte II)  
Isto posto, o aluno sai a campo e faz sua pesquisa c/ os materias e métodos aprovados pela banca de qualificação e então amplia sua revisão bibliográfica (se recomendada) e redige os capítulos 4 e 5 para a DEFESA FINAL (junto c/ os resumos em português e inglês, dedicatória, agradecimentos à orientadora e seu cachorro, sumário, bibliografia e eventuais anexos, glossários, etc...)
Capítulo 4 Resultados (e Análise dos Resultados) Defesa final  
Capítulo 5 Conclusão e Recomendações p/ Futuros Estudos idem  
Links de interesse
http://www.learnerassociates.net/dissthes/guideprt.htm
http://www.pgcc.inf.ufsc.br/documentos/Normas.pdf
 Pdf c/ as normas p/ monografias de graduação da FABICO

compilação: Marília Levacov, Ed. D. (email:mlevacov@penta.ufrgs.br)